IPAS_LIBRAS
INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO VIDEOGRAVADA DE ALUNOS SURDOS – IPAS_LIBRAS
17/04/2025 - 16h00
O IPAS_LIBRAS – Instrumento Pedagógico de Análise da Produção Videogravada de Alunos Surdos é uma ferramenta criada pela Profa. Dra. Vanessa Regina de Oliveira Martins, docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenadora geral do programa #CasaLibras.
O instrumento foi concebido no âmbito da pesquisa de Pós-doutorado Sênior da autora, realizada entre 2023 e 2024, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Intitulada Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Educação Bilíngue de Surdos em Escolas Inclusivas (Processo n° 101801/2022-0), essa etapa possibilitou a formulação inicial dos descritores para análise da produção videogravada de alunos surdos, a partir de um estudo colaborativo com docentes bilíngues.
O desenvolvimento mais aprofundado do IPAS_LIBRAS ocorre na pesquisa em curso, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sob o título Desenvolvimento Linguístico-Educacional de Crianças Surdas: Estratégias de Avaliação em Libras (Processo n° 2023/12886-5), iniciada em fevereiro de 2024. Esta fase dedica-se à formulação dos níveis de progressão de aprendizagem, com foco em sua aplicação pedagógica por docentes bilíngues em contextos educativos inclusivos, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental.
Atualmente, o instrumento encontra-se em fase de análise de usabilidade, com a colaboração de professores bilíngues do Brasil, Uruguai e Argentina. Essa etapa conta com o apoio e a supervisão direta do Prof. Dr. Leonardo Peluso, da Universidad de la República (Udelar), em Montevidéu, Uruguai, que coordena as equipes docentes dos países parceiros, incluindo profissionais das cidades de Montevidéu e Salto (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).
Por se tratar de uma proposta em construção e validação, a versão atual do IPAS_LIBRAS é divulgada com o objetivo de promover o diálogo com a comunidade acadêmica e profissional da área da educação bilíngue de surdos, contribuindo para o aprimoramento coletivo do instrumento.
Uso e Divulgação
Para qualquer forma de uso, reprodução ou divulgação do IPAS_LIBRAS, é obrigatória a referência às pesquisas originais que fundamentam sua criação. Tal exigência visa resguardar os direitos autorais da autora e garantir o uso ético, científico e responsável da ferramenta.
Referências obrigatórias (formato ABNT):
MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Desenvolvimento linguístico-educacional de crianças surdas: estratégias de avaliação em Libras. Relatório parcial de pesquisa enviado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo n° 2023/12886-5. São Paulo: FAPESP, 2024b.
MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: educação bilíngue de surdos em escolas inclusivas. Relatório final de pesquisa de Pós-doutorado Sênior em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, processo n° 101801/2022-0, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São Leopoldo: Unisinos, 2024a.