Apresentação

Boas práticas educativas com estudantes surdos: experiências de docentes bilíngues no 4º campeonato artístico-literário do #CasaLibras – Processo PROEX nº: 23112.007172/2025-17

Pesquisa de apoio ao campeonato: Desenvolvimento linguístico-educacional de crianças surdas: estratégias de avaliação em Libras - Processo FAPESP n°: 2023/12886-5

 

Apresentação e Justificativa

A inclusão efetiva de estudantes surdos no sistema educacional brasileiro continua sendo um desafio que exige políticas afirmativas e estratégias robustas, especialmente em contextos de educação bilíngue. O evento "Boas práticas educativas com estudantes surdos: experiências de docentes bilíngues no 4º Campeonato Artístico-Literário do #CasaLibras" constitui uma ação essencial para atender à crescente demanda por iniciativas pedagógicas em Libras, que promovam o acesso, a permanência e o desenvolvimento pleno de estudantes surdos nas escolas brasileiras.

Esta ação formativa está em consonância com as diretrizes legais da Lei nº 14.191/2021, que estabelece a Educação Bilíngue de Surdos como uma modalidade de ensino autônoma no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996). Tal legislação reforça o papel da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de instrução prioritária, e da Língua Portuguesa como segunda língua, conforme disposto na Lei nº 10.436/2002 e regulamentado pelo Decreto nº 5.626/2005.

A Educação Bilíngue de Surdos tem papel fundamental no desenvolvimento linguístico, subjetivo, cognitivo, cultural e social dos estudantes surdos. Por meio da Libras como língua de instrução, é possível criar práticas pedagógicas significativas que valorizam a experiência surda, suas múltiplas identidades e seu pertencimento cultural. O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua contribui para a ampliação do repertório comunicativo, promovendo a participação desses estudantes na sociedade majoritariamente ouvinte.

É nesse contexto que se insere o 4º Campeonato Artístico-Literário do #CasaLibras, uma ação de extensão universitária que visa estimular a produção literária em Libras, articulando práticas educativas bilíngues e valorizando a cultura surda. O campeonato incentiva a criação de produções artísticas e literárias por meio da abordagem de temas atuais e do trabalho interdisciplinar, fortalecendo o protagonismo dos estudantes surdos e dando visibilidade à Libras como língua de criação, instrução e expressão.

Nesta edição, o campeonato tem como eixo central a releitura artística da história "Nova série – As aventuras de CaLi: CaLi em Recife", inspirada no personagem CaLi, o boneco surdo sinalizante criado pelo programa #CasaLibras. A narrativa em quadrinhos, desenvolvida especialmente para esta edição, será disponibilizada em versão digital e em formato audiovisual, permitindo o acesso multimodal às crianças e jovens surdos.

A história retrata a viagem de CaLi e sua família à cidade de Recife, onde o personagem conhece as obras da artista plástica surda Kilma Coutinho, em exposição no Museu do Homem do Nordeste. A partir dessa experiência, foi criada a poesia em Libras “Eu, surda... vida que pulsa!”, desenvolvida pelos poetas surdos Cláudio Mourão e Yanna Porcino – colaboradores voluntários do evento -, inspirada nas técnicas de colagem utilizadas por Kilma Coutinho, que gentilmente autorizou o uso de suas obras em uma colaboração voluntária e ativa com o evento.

Assim, esta edição reúne a colaboração de três importantes artistas surdos – Cláudio Mourão, Yanna Porcino e Kilma Coutinho – reafirmando o caráter artístico-literário e o compromisso do campeonato com a valorização da produção autoral surda. O desafio proposto aos estudantes será a criação de colagens inéditas, inspiradas na poesia em Libras e nas obras de Kilma, como forma de expressão identitária e cultural.

Além do foco artístico-literário, o campeonato também articula temáticas relacionadas à cultura surda, aos direitos linguísticos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, promovendo uma abordagem interdisciplinar e conectada aos desafios contemporâneos da educação.

O programa #CasaLibras, coordenado pela Profa. Dra. Vanessa Regina de Oliveira Martins, surgiu em 2020 durante a pandemia de Covid-19, como uma iniciativa de extensão e pesquisa voltada à produção de materiais em Libras para crianças surdas. Com apoio da FAPESP, o programa se consolidou como referência nacional em práticas bilíngues de ensino, envolvendo ações de letramento visual, literatura surda e promoção da cultura em Libras.

Desde sua primeira edição, o campeonato vem crescendo significativamente em alcance e impacto:

  • 1ª edição: 20 alunos de 3 escolas (SP);
  • 2ª edição: 120 alunos de 9 escolas (SP, MG e BA);
  • 3ª edição (com apoio do MEC): mais de 500 participantes de 50 escolas em 10 estados brasileiros (Norte, Nordeste, Sul e Sudeste), representando um crescimento superior a 400%.

A parceria com o Ministério da Educação (MEC/SECADI/DIPEBS) tem sido fundamental para a consolidação do campeonato como uma ação de referência na promoção da educação bilíngue de surdos no Brasil. Para alcançar uma abrangência nacional ainda maior, é essencial garantir a continuidade desse apoio institucional.

O 4º Campeonato Artístico-Literário do #CasaLibras reafirma seu compromisso com a formação de uma escola acessível, bilíngue e culturalmente sensível às especificidades da comunidade surda. Por meio da arte, da literatura e da Libras, o campeonato fortalece o direito à diferença e amplia os horizontes de participação, pertencimento e criação para estudantes surdos de todo o país.